quarta-feira, 14 de abril de 2010

Indo...


“Eu ontem comecei a ir
Fui belo como convém
Em se tratando de ir
Vai-se muito mais que vem
Caminhar é meu enredo
Vou indo, mesmo com medo
O próprio medo me obriga!”
Carlos Augusto Cacá

Inspirada por esses versos eu fui! Ou vim! Ainda não sei!
A segunda começou cedo, um monte de problemas burocráticos para resolver e eu passando mal! Isso aí! Passando mal! Tive uma crise de ansiedade e enxaqueca! Coisa de gente chique, né!?
Mas o medo só dura até subir no palco!
E quando a viagem começou o medo se desfez... Tudo bem que no meio meio da manhã teve uma dose - básica - de calmante na veia. Mas isso é detalhe!
Depois do calmante eu fiquei, no mínimo, engraçada! Mal conseguia falar!

Enfim, fui ao Rio, Jantei com o Rafa e a Angélica e depois fui pra casa da Vizinha dormir. Fiz tudo, menos dormir!
Ficamos falando de sonho e dessas revira-voltas que a vida dá! Eu, Cárol e a Vizinha fomos dormir as 2 da manhã. O que não é tarde, se vc não precisa acordar as 4!
O que era o meu caso!
Mas vamos lá: VIDA QUE SEGUE!

Voo 1 – Rio - São Paulo
Bem, voar do Rio, numa manhã de sol e saindo do Santos Dumont, faz a sua viagem mais bonita. E eu dei essa sorte!
Todos estavam apreensivos quanto a AVIANCA. Mesmo assim eu fiz um excelente vôo. E posso, sem medo de errar, recomendar a empresa! Foi tudo ótimo!
O tempo de espera em Guarulhos poderia até ter sido maior se a Wireless não sofresse de BIOS (Bichinho Ignorante Operando o Sistema!) Não foi falta de tentar! Mas quem disse que eu conseguia por o PC pra funcionar!

Voo 2 – São Pulo – Bogotá
Voo chique, benhê!
Fui assistindo dois filminhos: Up - Aventuras nas alturas e It's Complicated - com a Meril Streep...

Mas vamos ao que interessa:

O trato (ou a promessa) era que eu não sairia do aeroporto, mesmo tendo uma conexão de seis horas... Claro que eu não cumpri o prometido! Num outro país, podendo ver um pouquinho de uma outra cultura, nada me faria ficar presa dentro da sala de embarque!
Então, eu me enchi de coragem ,e fui ao centro de informações perto do desembarque e pedi um mapa. Ainda ganhei a indicação de um restaurante!
Coloquei as malas no guarda volumes e ....

FUI VER BOGOTÁ!

Não deu pra ver muito, não. A cidade é grande. A área próxima no aeroporto tem construções grandes dispostas em terrenos amplos. É interessante.
Mas a Candelaria, o bairro histórico, é um charme. Lá estão os museus, a Plaza de Bolivar e a sede dos três poderes. Além da Catedral Primada! O Bairro é um emaranhado de ruas antigas, com casas antigas, restaurantes escondidos, sabores e cheiros maravilhosos.
Na parede de entrada do palácio da Justiça tem uma frase bem interessante: “A independência se conquista pelas armas; a liberdade pelas leis." (Santander). Vale um tratado, não?!?!



Aproveitei e segui a dica da guia do Aeroporto e fui comer o melhor AJIACO (prato típico) da Colombia. O Prato é uma sopa de batatas (3 tipos), frango e Guascas (um vegetal que está entre as alcaparras e a azeitona). Talvez sejam alcaparras e eu não saiba... O prato alcompanha arroz branco e abacate. Além do milho, que é maravilhoso.
Tudo isso no restaurante: Santa Fé. Da mesma família do Puerta Falsa – O mais antigo do lugar. Achei o Santa Fé mais organizado e com um atendimento implacável. ( não, eles não me prometeram descontos por essa propaganda gratuita)!!! Tomei , além disso, um suco de Lulo – um “trem” que está entre o tomate e o maracujá! [comentários da gorda que mora em mim!!!]




Duas coisas que vale a pena saber. Os museus não funcionam nas segundas. E o museu de Botero (o que eu mais queria ver!!!) e da Casa de La Moneda, também não funcionam na terça. Então, segui, na chuva, (depois de comer uma sobremesa de Waffle com doce de leite e queijo que se vende pelas ruas e que eu esqueci o nome - ó a gorda aí de novo!!!) até o museu Del Oro.
O museu é interessante, mas não deu tempo de ver o terceiro andar!



Dica: não vale a pena alugar o Audioguia. Quase todas as atrações tem explicações escritas nos vidros. E eu só sei isso porque aluguei um e só usei duas vezes!

Mas uma coisa importante. O Meu Piercing, não é nenhuma novidade. Antigamente se usava também!!! Os piercings era muito mais poderosos e “grandes”, no passado. Não sei porque o meu pai reclama do meu! Olho o tamanho do dela na foto aí embaixo! Se ela tem um pai que nem o meu, ia perder o nariz!
hauhauahauhauahuahauh



DICA 2 - Não saia de casa sem conferir se vc carregou a máquina fotográfica! Cometi um deslize grave. Não carreguei a bateria. As fotos, então, foram feitas no celular.

O transito de lá é bem mais fluido, mesmo as ruas sendo tão apertadas e tendo uma obra na via que liga o aeroporto ao centro. É que, como em São Paulo, eles fazem rodízios pelas placas dos carros. Inclusive os carros de serviço – taxis, ônibus...

Todo o meu longo tempo na cidade (4 horas de turismo) foram especiais. Eram coisas que eu queria ver a muito tempo. Foi como realizar um sonho... ainda que de uma maneira diferente.
De brinde eu tive certeza que meu espanhol dá pro gasto! E dá mesmo! Peguei taxis, fiz compras, almocei, passeei e não me perdi! Na hora prevista, estava eu lá, pronta pro reembarque. Mas isso eu conto amanha!

4 comentários:

SpoonyViking disse...

Pára de frescura, Lívia, que comer é bom, ainda mais esses pratos típicos que você nunca mais vai ter a oportunidade de provar! :D
Além do mais, esse ajiaco e esse "waffle" parecem ser gostosos... Hum...

Brena Marinho disse...

Hei! Você fez um piercing!! Que mais!???
Hei,Lívia, tire fotos de pessoas, não esqueça, das roupas, deles botando o dedo no nariz, tire fotos de pessoas, se elas estiverem perto das paisagens aí você tira foto delas! Sim! E não esqueça das histórias dessas pessoas!

AH! Que saudade, e não esqueça de que a pessoa mais importante é você... Fotos suas!
cara1 Eu teria feito o mesmo, me enfiado nos lugares, aproveitado meu tempo!
Saudades, Brena Marinho

Unknown disse...

Você voa.
O ninho fica vazio.
Seu vôo é tão alto e quer atingir o pico da montanha, porque lá vc verá tudo,de dentro e de fora, de cima e de baixo, em todas as direções.
Voar é uma plenitude.
Seu alçar voo foi lento,mas aí está vc...voando!!
Continue a postar seus dias, esses incríveis dias de vôos.
Aqui do ninho,ajudamos vc a olhar, para que não se fixe, para que não se empolgue e vá além da atmosfera, para que não se esqueça de pisar o chão e possa enfim caminhar...e possa lembrar de voltar e voar de novo.
Afinal, são tantas as direções e o céu...
Ah! O céu! Esse cobertor é maravilhoso!!!!
Bençãos "forever".
Dias desses,acordo assim, com as asas precisando de plainar e quem sabe, bato,bato e vôo em sua direção?
Antes, vc terá que aprender a manobrar no céu, no meio do vôo e fugir das tempestades!!!
Isso também é voar!!!
Da sua fã nº1.te amo!!!! mâe

Mayraaa Barreto . : ) disse...

Licaa foi ver seu entiado... AUHSUHASHUAHHS'
Saudadees e concordo com a Brenda, tire foto de pessoas,mais fotos de pessoas e dais coisas do cotidiano que sejam diferentes do brasil, como : o Surpermercado(se for diferente, é claro !) AUSHUHAUHSUHAUH'
Tee amoo