domingo, 16 de maio de 2010

Rapadura é doce, mas não é mole, não!

“Eu já passei por quase tudo nessa vida...
Em mataria de guarida espero ainda a minha vez...”

Um mês aqui! Feitos dia 14! Aniversário da Virgínia!
Um mês... E eu só consigo pensar em quanto o Brasil é Maravilhoso. No quanto as nossas pessoas são mais felizes, abertas, tranqüilas. A nossa gentileza não está em um vocabulário requintado ou num sorriso amarelo. A gente xinga o amigo, berra, bate na mesa, mas na hora do aperto, tá lá , firme, pro que o outro precisa. A gente abre a casa, a cozinha, a geladeira. Aqui, o povo mal abre a boca. E olha que eu já fiz alguns “novos amigos”...
Definitivamente, a América é um lugar de bem de consumo e de consumir bem. Até agora esse é o único prazer que vi as pessoas terem aqui. Adquirir coisas. Aqui, o sonho da classe média é fácil. Em uma semana de trabalho, do mais simples que seja, do mais mal pago que seja, vc compra o laptop. Com duas, a TV de 50 polegadas que vc quer ter pra ver os jogos do Brasil na Copa. Com um mês e meio... um carrinho, provavelmente melhor que o que vc juntou dinheiro anos pra comprar no Brasil. E depois.... aaaaah! Depois vc pega o carro e saí pra passear sozinho. Liga a Tv pra curar o silêncio e usa o computador pra tentar fazer amigos, talvez, inutilmente.
Parece que aqui o melhor das pessoas ficou perdido na “giganteza” dos Shoppings centers.
Até os americanos legais que eu conheci, os mais abertos, que abriram a casa e os corações, não são como os brasileiros. Sim, sim, talvez isso seja saudade de casa, dos amigos, dos churrascos de domingo. Talvez seja saudade da Lapa, das cervejas, do taxi, do ônibus. Como o transporte público no Rio é maravilhoso. (Pra vc ver, né!) Talvez seja saudade de ver gente normal na rua... A questão é que aqui as coisas são diferentes... E eu, que nunca fui uma consumista louca, não consigo ver graça em passar dias inteiros em lojas, por mais legais e lindas que elas sejam.
O que salva... Bem, eu moro com brasileiros... E isso facilita! A gente conversa, papeia, se encosta, se abraça de vez em quando. Afinal eles moram muito tempo aqui, e esse negócio de abraço é coisa rara! Além disso, tem o povo do couch surfing... Mais abertos, disponíveis, dispostos a interagir por puro altruísmo.

Eu tenho tido momentos razoáveis. Mas até agora, nada foi tudo de bom. O tempo no Rio, na Lapa, em Santa Tereza, tá fazendo isso aqui parecer de um marasmo incrível. Acho que talvez eu precise mudar de lugar, ir pra Miami, ou Nova York. Me posicionar melhor. Por isso ainda não comecei o curso de Inglês. Não quero me prender em um lugar que não sei se vou ficar. Aliás não sei de nada por enquanto. E nesse nada sei, já fiz de tudo um pouco. Já fui garçonete, Cleaner e vendedora. Definitivamente não nasci pros trabalhos braçais. Apesar de serem eles os mais bem remunerados, por aqui. Enquanto para ser Hostess em um restaurante vc ganha oito dólares, e precisa de três idiomas, para ser faxineira você ganha doze e nem precisa falar bem o seu – claro que o trabalho é muito mais pesado. Tudo uma questão de perspectiva. Tudo uma questão de escolha. O divertido é poder pensar que nessa vida e me pus em risco. Eu me dispus, me propus... E vou vivendo coisas que a maioria não tem coragem de realizar. Sei que parece uma grande loucura. Mas sempre penso nas coisas que posso ver, nas pessoas que acabo conhecendo pelo caminho. E tudo isso, faz essas coisas menos dolorosas.

Mais uma semana sem escrever. É que eu me sinto ainda mais sozinha quando os comentários estão vazios.
Essa semana eu documentei o carro, trabalhei, e fui a Miami 2 vezes. Na quarta pro Meeting semanal do CS e no sábado, pra um churrasco na praia. A quarta foi ótima. Dei a minha “primeira Surfada” no sofá da Ágata, uma polonesa que mora aqui há 3 anos
Na sexta tentei sair a noite, mas tudo deu errado, encontrei um brasileiro num Bar em que fomos, o cara que tinha me alugado o carro. Ele fez uma festa. Acho que a reação exagerada dele tem a ver com o fato de ser difícil fazer amigos aqui.
Uma coisa interessante, aqui tudo fecha cedo. E o Happy hour é mesmo depois do trabalho. Pra meia noite estar todo mundo em casa mesmo.
No sábado eu conheci a Veronica, uma Equatoriana, do CS, também, que está na mesma situação que eu ... heheheheh Dei uma carona pra ela e fomos até Key Biscayne. O caminho que deveria durar 1 hora levou muito mais, já que a gente se perdeu. Chegamos no lugar muito mais tarde que o esperado e acabamos perdendo o melhor da festa!
Enfim... No sábado eu dirigi umas doze horas pra nada... A não ser rir muito no carro.
Provei cerveja Equatoriana. Mais forte que as nossas.


As fotos vcs podem conferir no Orkut!!!

7 comentários:

Unknown disse...

Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero
Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir
São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida.
Torço no silêncio dos dias por seu sucesso.Apenas.Li o livro "A Cabana" de William P.Young(lindo!)Vc iria adorar...depois fui ler Turismo, Políticas Públicas e Cidadania de Susana Gastal & Moesch(uma maravilha).Lembrei demais de vc aí,fala do conceito do turismo e do turista e encontrei vc dentro do livro,falando de sua ideiologia político, econômica e ria sózinha, então vc hoje reflete o que o turismo acumula para os valores de cidadania de um povo, ou seja:"A cidadania se associada ao turismo, encaminharia outras possibilidades de construção do sujeito histórico, aquele em condições de expressar e de se apropriar das suas circusntâncias espaciais e temporais, seja como sujeito histórico urbano, seja como sujeito histórico planetário"(Moesch).Dá-lhe Livia!!!!!!!!!tamo.

Mayraaa Barreto . : ) disse...

Caran na boa Pra que mais amigos, eu sou o suficient. Sacanageem . :/
Esse povo dai não sabe o que ta perdendoo. Amigo da Livia ? Todos querem ser !
Tee amo sua malaa

SpoonyViking disse...

"Como o transporte público no Rio é maravilhoso." Meu Deus, Livia, você está bem? Dizer uma coisa dessas é sinal claro de depressão gravíssima! (risos)
Piadas à parte, lamento que você esteja se sentindo solitária. Quão barato é fazer uma ligação pro Brasil daí? Tenta ligar pra sua família e pros seus amigos que vai te fazer um bem danado ouvir a voz deles. E-mails e mensagens de Orkut são práticos, mas muito impessoais.
Andei dando uma olhada nas suas fotos e vi a foto de um brownie. E aí, você conseguiu fazer o "bocadinho perfeito" com os brownies daí? E comparado com o do Outback, qual é melhor?
Agora, me explica o que é "couch surfing", Livia, por favor? Acho que já ouvi falar disso, mas nunca soube o que é!
É isso. Já que você está tão gulosa por comentários, vou passar a vir aqui com mais freqüência. :) Beijos, Livia! Cuide-se!

Unknown disse...

livinha *-*
to com muitas saudades de vc. Não estou tendo muito tempo pra ver seu blog mas quado poosso eu venho, gosto de saber como vc está e o que está acontecendo nessa "nova fase" da sua vida.Gosto mto de ler essas coisas pq apesar de ter morado ai mto pequena, eu lembro de algumas coisas e quando leio seus comentárioseu penso " caraaaaaambaa é exatamente isso que eu acho! " e o mais engraçado de tudo é que as vezes quando a gente conta isso pra alguns brasileiros eles falam tipo " ah! mesmo assim lá é melhor.." e eu sempre penso ... "não, lá não é essa moleza toda." mas enfim... continue escrevendo e sempre que pensar que não tem nenhum comentário escreva assim mesmo, prometo que sempre virei aqui pra ler.
te amo mto mesmo, boa sorte nas suas escolhas e não esqueça de escrever!!!! hahahah' nossa, acho que falei mto! haushaushaushsh
te amo. bjs. Tábata

Unknown disse...

livinha *-*
não estou tendo muito tempo para ler o seu blog. mas sempre que posso eu venho. gosto muito de ver como esta sendo essa sua "nova fase" e quando eu leio parece que vejo vc na minha frente contando as coisas sobre a sua vida, assim como vc fazia pra mim e pras meninas. e assim mato um pouco dessa imensa saudade que sinto de vc. gosto de ler tbm pq me indentifico muito com os comentários que vc faz e apesar de ter morado ai bem pequena eu lembro de algumas coisas e lembro de alguns" sufocos" que tive que passar e sei o quanto o povo brasileiro é mais acolhedor huahsauhsu'. quero te pedir pra que não pare de escrever pq eu sempre vou vir aqui ler as suas coisas e mesmo que eu não comente (pq as vezes não tenho tempo), eu vim aqui,ler pode ter certeza disso. te amo mto mto mto quero te mandar beijos pelas meninas que estão morrendo de saudade de vc e dizer que a gente sempre lembra de vc e das coisas que vc nos "ensinou" e cada dia eu percebo que nesse tempo de convivência vc deixou uma maraca enorme em nossas vidas. Nós te amamos e desejamos muita sorte pra vc. beijoos :*

Mayraaa Barreto . : ) disse...

Irmããã não pare de escrever :/
Sei que comento raramente o sue blog ou quando comento não da certo HAHAH' Mas aq é a onde a gente sabe de vc, se ta beem ou não !
Aq tee amo mtmtmt mesmo e de fato não precisa de amigos, se tem a mim !
E caran ser amigo da livia ? Todo mundo quer! HAHA' Essa gente é estranhaa aff' *-* Tee amo mtmtmt

Unknown disse...

Lendo o seu comentário...parece que eu to me vendo ai...são tantas coisas pra ver e ninguém pra dividí-las...ou ninguém q se empolgue tanto qto nós!...
Mas não desanime...daqui um tempo vc vai perceber q o que vc está vivendo não volta mais...a experiência é única!De autoconhecimento...
Queria poder estar mais em contato com vc...sinto saudade!
Vc sabe q temos as nossas diferenças...rsrs...mas desde qdo aprendi a te xingar tudo passou! kakaka
Te amooo
conte comigo sempre!
Bjo
Angélica